quarta-feira, 22 de junho de 2011

AS MARCHAS DE S. JOÃO


ENTRE A ESPADA E A FARPA
Neste verão de Ponte de Lima, o São Joãozinho foi metido no meio das orvalhadas,  nem o manjerico arrebita. Em tempos alguém disse que era um S.Joãozinho de risco ao meio, desta vez ficou entre os eventos da Vaca e do Cavalo, portanto entre a espada e a farpa.

As marchas da noite de S. João, após um grande esforço dos seus  novos obreiros, começaram a adquirir novamente um estatuto  importante dentro dos eventos populares da nossa Vila. Este ano foram relegadas para um plano muito secundário pelos elevados relevos dados aos outros eventos coincidentes e pelos vistos dos “poderosos”. As gentes dos nossos bairros populares, além-da-ponte, arrabalde e pinheiro dizem que as coisas vem repartidas chegam e sobram para todos.

As marchas de S.João mereciam e merecem um outro destaque na agenda cultural do panorama dos eventos populares em Ponte de Lima ,senão existe, deve ser feita uma recolha memorial da sua história para a transformar em dados memoriais vivos para o engrandecimento do futuro cultural e coreógrafo das marchas vindouras.

Assim o S. João em Ponte de Lima, nem "Repenica", nem "Sua em Bica", as mulheres casadas e as moças solteiras ficam murchinhas como o orvalho da noite do São Joãozinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário